Opinião Polêmica da Discórdia – Ps Vita vs 3DS

img002

Então, meu PS4 causou um efeito inesperado, me levando a investir no outro aparelho da geração atual da Sony: Comprei um Ps Vita. Nesse momento, enquanto penso que, diferente do meu PS4, não me programei para comprar o maldito portátil e terei de passar meses de duras prestações, pelo menos vou tirar proveito para escrever um post meio mamilos.

Tenha em mente que vou seguir o meu modelo de Opinião polêmica da Discórdia: Nada de só comparar especificações, estou aqui para dizer qual dos meus consoles portáteis é o que mais me apetece nesse momento.

“Mas Ed, o 3DS XL não é tão pequeno!”. Não, não é. E isso aí em cima é a comparação de resolução da tela, não o tamanho. Juntando as duas telas do 3DS XL ele é maior que a do Vita, mas a resolução é muito menor. E ambos perdem pra muitos celulares do mercado… Levantei esse dado pra exemplificar como comparar dados técnicos é menos relevante do que parece. É óbvio e gritante que a máquina da Sony é mais poderosa e eu admiro a coragem dela por tentar isso em um portátil, mas isso não a torna imediatamente superior.

imagesVamos citar alguns dos problemas dessa “vantajosa máquina”:

O preço é maior.

É Sony, então tem que usar um cartão de memória próprio.

Não tem Pokemon.

O preço absoluto pode não parecer um grande problema para alguns quando pensa-se em custo-benefício mas, levando em consideração que estamos falando de um aparelho que um pai de família do país não pode pagar e sobreviver com o salário de um mês, faz muita diferença.

Comprei meu 3DS a vista com meu salário e o Vita me custará quase um ano de prestações… Garanto que isso me deixou um pouco de pé atrás.

vita-memoria

Sempre tiro onda com a mania da Sony de “criar” suas próprias mídias. Deu certo no Blue Ray mas não se esqueça do “Universal” Media Disk que é universal para um único aparelho… E esse cartão de 32 Gigas é caro pra caralho. E eu tive de comprar um. Not cool Sony, Not cool.

Xerneas-e-YveltalAparentemente esse é um dos mais citados contras do PSVita, não ter Pokemon. Vamos elaborar:

Não gosto mais de Pokemon, waréver.

270587_514349701909271_756390200_nTirando as especificações técnicas, outros problemas muito citados ao 3ds são:

Uso prolongado causa dor de cabeça.

Joguinhos curtos.

Nunca terá God of War.

Tenho o 3ds há mais de um ano, nunca tive dor de cabeça e já joguei horas seguidas nele. Aparentemente esse é um fator que ocorre com algumas pessoas e eu não sou uma delas.

25590-video_games_fire_emblem_awakening_charac_wallpaper-1

Só joguinho curto, ahã…

Cara, jogos excessivamente longos são na verdade um problema para alguns jogadores de portáteis. Você às vezes quer apenas um passatempo enquanto tem uns minutinhos livres. E o 3DS tem JRPGs, o estilo mais demorado que existe. Tem um Shin Megami Tensei, ora porras!

E o 3DS nunca vai ter um GoW. É, meu jogo favorito <\sarcasmo>.

No fim das contas, acho que os contras não devem ser o maior peso na escolha de qual aparelho gosto mais, e sim os prós. Principalmente os prós na livraria de jogos acessíveis.

E aqui mora a grande questão: Qual a melhor livraria de jogos na minha opinião?

O 3DS tem, entre outros, os meus dois melhores do ano nos últimos dois anos (porque em 2012 eu cometi uma imensa injustiça): 2012 – Fire Emblem Awekening/ 2013 – Zelda: A link Between worlds. A livraria do 3DS é, na minha opinião, bem legal.

img_1

Meu jogo portátil favorito, até que…

Mas a livraria do Vita também é boa. Muramasa, Gravity Rush e a chance de rejogar meu segundo jogo favorito da história dos games: Metal Gear Solid 3.

“Mas tem MGS 3 no 3DS!” Diz o nintendista ali no canto. Eu respondo com o que considero o maior problema do 3DS, um defeito que não ouço ninguém reclamar. O controle do portátil da Nintendo é um lixo. E não to falando do segundo analógico não, o controle todo é uma merda. Só uso meu 3DS para RPGs ou outros jogos mais paradões porque a resposta do controle mata meu tesão por qualquer jogo que tenha um pingo de ação…

Atari-2600-7800-Joystick-Pro-001

Será que posso trocar o direcional do meu 3DS por um desses?

Tentei jogar meu MGS3d, como disse em um podcast que ia adorar fazer. Quase que fico sem 3DS de raiva…

Mas, como disse antes, os prós é que devem me guiar. E aí vem o fato do Vita ter PS Plus me dando jogo de graça todo mês e, o mais importante, a livraria dos clássicos de PSX. Desculpem esse gamer retro por não achar que rejogar os clássicos do nintendinho no portátil seja superior aos do PSX, mas a verdade é que se você olhar minha lista de jogos favoritos vai ver que quase metade da lista está acessível para eu comprar no Vita. Se levar em conta o Resident Evil não ser remake, eu poderia jogar metade dos meus jogos favoritos ever no portátil da Sony!

Aliás, adivinha o que eu tenho jogado...

Aliás, adivinha o que eu tenho jogado…

Em minha defesa, essa categoria de posts é para ser escrita de modo parcial. Minha opinião polêmica, lembra? Bem, no momento que que ouvi os acordes iniciais da abertura de Grandia no meu Vita, do alto de meus olhos suados por ter a chance de rejogar as aventuras de Justin e sua trupe novamente depois de uns longos 15 anos de nostalgia, eu sabia qual portátil da geração era o meu preferido.

MINHA ESCOLHA:  PS VITA

Mas essa é minha opinião, se quiser questionar, comenta aí. Se quiser só me dizer o quanto eu sou idiota por não gostar mais de Pokemon, fique a vontade também.

Anúncios

Sobre Ed Shemp

Mais um dos garotos perdidos que descobriu que o sentido da vida é um filme do Monty Python.
Esse post foi publicado em Opinião Polêmica da Discórdia. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Opinião Polêmica da Discórdia – Ps Vita vs 3DS

  1. Ken-Oh disse:

    Que isso Ed PS4 e Vita da pra ver que vc RIIIIIICAAAAA!!! hehehe.

    Deixando a piada esdrúxula de lado, eu realmente nunca fui muito de jogar portátil, mas pelas escolhas de jogos eu acabaria pegando o VIta (ao qual meu salário não permite comprar), sei que o 3DS é um ótimo portátil, mas não vejo mais graça em corre atrás dos jogos da Nintendo. Não to dizendo que os jogos são ruins e não duvido nada se eu começar a jogar um deles eu não paro mais, mas não tenho mas tanto interesse em jogar Mario ou zerar um Zelda (na verdade nunca zerei um Zelda, e olha que tenho o Minish Cap salvo no ultimo chef).

    Realmente muito bom o post.

Deixe seu comentário, dica, opinião não relacionada ou propaganda descarada aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s