Rumo ao EVO 2013!

evo_fgcSim, cambada de desocupados, o maior e mais incrível torneio de artes marciais virtuais do mundo está de volta! Estou falando, obviamente, do EVO! A partir desta sexta feira (12/7) começam as partidas, então não perca que o Em Outro Castelo lhe dará todo o bizú de como acompanhar e aproveitar ao máximo este que é o maior espetáculo da Terra!

Antes de mais nada, quero me endereçar ao asstick (paunocú em inglês) que já está reclamando “Ai, assistir partida de jogo de lutinha pela internet, que coisa de perdedor, mimimi perda de tempo vou pegar mulher que é melhor”. Você, seu cocô, por pensar assim, estará perdendo momentos incríveis como esse:

(Se você não entende nada de SF3, basicamente o único jeito de defender sem levar dano é fazendo para a frente no exato momento do impacto, tornando essa estratégia de defesa extremamente arriscada. O Daigo faz isso 10 VEZES sem errar na final do campeonato)

Ou esse (que não foi em EVO, mas mesmo assim):

(Tá com pressa? Bote o vide em mais ou menos 3 minutos. A melhor de 5 está 2-2, e esse é uma partida de exibição. E sim, são os mesmos dois caras do vídeo anterior)

Quanto ao “pegar mulher”, devo fazer um adendo dizendo que mais um dos membros do Em Outro Castelo esta namorando, e merece os parabéns.

Apenas para reutilizar a imagem.

Apenas para reutilizar a imagem.

Falando em foca, é bom eu manter o meu. Pois bem, o EVO nada mais é que o maior campeonato do mundo de jogos de luta. Ele ocorre anualmente em Las Vegas, e reúne a nata dos jogadores (profissionais ou não) dos mais variados títulos. Os confirmados para este ano são:

  • Super Street Fighter IV: Arcade Edition 2012
  • Ultimate Marvel vs. Capcom 3
  • Injustice: Gods Among Us
  • Super Smash Bros. Melee
  • Street Fighter x Tekken ver. 2013
  • The King of Fighters XIII
  • Tekken Tag Tournament 2
  • Persona 4 Arena
  • Mortal Kombat (9)

OK, parece legal, mas não irei para Las Vegas ver “jogo de lutinha”

Você não precisa ir: graças a esta incrível inovação tecnológica que é a internet, você pode assistir à grande parte das lutas “ao vivo” via streaming. Todos os anos boa parte do EVO é transmitida via Twitch TV, que pega tanto no PC quanto em dispositivos com iOS ou Android (basta baixar o app). Na hora de assistir, vão ser disponibilizados três canais oficiais (srkevo1, srkevo2 e srkevo3), mas eu recomendo usar o Hub oficial do TwitchTV: http://www.twitch.tv/team/evo, onde dá para ver ao mesmo tempo todas as transmissões que estão ocorrendo e mudar on the fly qual a que você quer assistir.

As lutas começam na sexta feira, dia 12, e vão até domingo 14/7. Nem todas as lutas serão transmitidas, mas as que serão seguirão o seguinte calendário (horário de brasília, manauaras já sabem qual o esquema):

tabela evo 2013As preliminares e semi-finais que não irão passar nos streams oficiais podem ser vistas nestes canais:Street Fighter x Tekken ver. 2013 (Karastorm), Persona 4 Arena (FinestKO), e Tekken Tag Tournament 2 (IE Battlegrounds 2).

Tá bom, vou assistir, mas como funciona essa parada?

O Evo funciona como um grande mata-mata, porém com uma diferença: nele a eliminação é dupla, ou seja, o jogador precisa perder duas vezes para ser eliminado. Na prática, o que acontece é que os perdedores são colocados no “losers bracket”, ou aparelho ortodontal dos perdedores (via Google Translate), onde jogadores que já perderam uma vez se enfrentam e quem perder cai fora do torneio. Esse mata-mata segue o fim de semana inteiro, até sobrarem apenas quatro invictos e quatro que só perderam uma vez, que vão para as finais no domingo. A grande final é entre o vencedor dos invictos contra o vencedor dos que já perderam uma vez, e obviamente o invicto tem uma vantagem: se ele derrotar seu adversário ele já é campeão; se o que já perdeu ganhar, há um bracket reset, já que agora os dois perderam uma vez no torneio, e quem vencer é o campeão.

Cada partida nas preliminares é disputada como uma melhor de três partidas e as finais, melhor de cinco (salvo raras exceções; tem jogos que são 5 na preliminar e 7 nas finais). A pedido de um jogador, a escolha dos personagens pode ser às cegas: os jogadores dizem antes aos juízes quem vão escolher, para evitar que um jogador espere o outro escolher e mude seu personagem de acordo. Antes de cada luta, os jogadores tem um tempinho para testar seus controles e reconfigurar botões de acordo com suas necessidades, então não estranhe se a luta estiver estranha sem ninguém indo para cima. Outra regra importante (mas que eu nunca vi sendo usada) é o pausou-perdeu, que só tem exceção no caso de pause durante um especial que irá com certeza matar o adversário ou algo assim.

Devo ficar de olho em alguém?

Em Super Street Fighter IV Arcade Edition 2012 (sério Capcom, vai tomar no cú), ficar de olho em Daigo “the beast” Umehara, japoronga que por muito tempo foi o melhor do mundo, e que fez aqueles dez parrys do video ali em cima; Justin Wong, o americano que, apesar de ter sido quem sofreu os 10 parrys do Daigo, ainda assim está entre os melhores do mundo, e o Infiltration, que foi campeão do ano passado.

Em King of FIghters XIII é bom ficar de olhos nos chinas da coréia do time CafeID, especialmente o MadKOF, campeão do ano passado, e o chicano IGL Bala, que na final do ano passado fez uma luta incrível. Sério mesmo, perdendo de 2-0, ultimo personagem dele contra o primeiro do MadKOF, e o fdp empata a série em 2-2! Veja você mesmo esta que foi para mim a melhor luta do EVO 2012:

Outros jogos: Não trabalhamos. Mentira, mas como não acompanhei tão de perto, não sei quem é quem  nos torneios. Contudo, os narradores fazem um bom trabalho de te mostrar quem é quem.

Então, agora que você já está no hype, fique esperto e aproveite o maior espetáculo da terra (sim, hoje estou hiperbólico)!

Disclaimer: Esse post foi fortemente chupinhado das informações contidas neste post do Shoryuken. As piadas sem graça, contudo, são todas de minha lavra.

PS: Para ver o mais foda deste EVO não perca o torneio do melhor jogo de luta de todos, todos, TODOS: Divekick!!

Anúncios

Sobre Maximus Decimus

Um carinha do barulho que vai armar altas confusões que até deus duvida nesse site que é um estouro.
Esse post foi publicado em News e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Rumo ao EVO 2013!

  1. Jacksal disse:

    ARE YOU KIDDING ME? ARE YOU KIDDING ME? SERIOUSLY? SERIOUSLY?

Deixe seu comentário, dica, opinião não relacionada ou propaganda descarada aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s