Saints Row 4

Saints 4

Cara, se me pergutarem minha opinião sobre Saints Row 4 de forma resumida, ela é que eu amo e odeio esse jogo. Sério, ele mescla momentos em que eu quero nomeá-lo o jogo do ano com material de pior de 2013… É difícil dizer se recomendo o jogo ou não.

Deixa eu tirar algo do caminho: Saints Row 4 é o melhor jogo de super herói já feito para videogames. Esqueça tudo que você sabe da série, esse não é um jogo de gangues brigando por território, é um jogo de superhumanos lutando com aliens. E matrix.

Sim, eles fizeram isso

Basicamente o líder (no meu caso A líder [e não, não é a da imagem…]) dos saints tornou-se presidente dos EUA. Aí começa uma invasão alienígena que deve ser combatida através de uma simulação de realidade virtual… é, ligeiramente diferente do resto da série…

Bem, aliens não são bem difíceis para super humanos... e sim, essa é a minha "Boss" alienzando o chão

Aliens não são bem difíceis para super humanos… e sim, essa é a minha “Boss” alienzando o chão

Graficamente Saints 4 é bem semelhante ao terceiro jogo. Na verdade, eu prefiro o visual de Saints 3. No quarto game houve, na minha opinião, um erro em uma decisão de design. A simulação onde você fica por uns 95% do jogo é sempre feita à noite. O cenário fica escuro (como “mal” dá pra ver na imagem acima), mas é repleto de luzes muito fortes, primariamente vermelhas. Bem, o mercado dos games já mais que provou que essa combinação de gráficos pretos e vermelhos é venenosa pra vista…

virtual-boy

Choro lágrimas de sangue só de imaginar que ninguém achou algo errado…

Sério, os 3 dias que passei para zerar Saints 4 foram acompanhados de muita dor na vista… O jogo não é feio, mas essa combinação de cores foi muito escrota.

Já do som, eu gostei muito. Como sempre, a trilha sonora é muito boa, com momentos épicos de insert song que vou lembrar para sempre.

As vozes també são muito bem dubladas e atuadas. Como no terceiro jogo,  contamos aqui com atores famosos, como Terry Crews (o popular “pai do Chris”) fazendo o Benjamin King e o Keith David, fazendo o… Keith David. E, spoiler pra quem entender, ele faz referência à melhor luta da história do cinema!

Fuck you Duke Nukem

I have come here to chew bubblegum and kick ass… and I’m all out of bubblegum.

O gameplay é o ponto que, eu acredito, fará você amar ou odiar Saints Row 4. O estilo conhecido da série sumiu. Você agora é um super herói.

Problemas: O jogo ficou muito fácil. Você nem precisa mais de armas por boa parte da aventura. Carros são inúteis quando você corre mais que eles e salta sobre prédios. Por mais da metade do jogo não há razão para se fazer algo que não seja correr em círculos e usar o ataque de onehitkill. Seus aliados, apesar de continuarem ótimos personagens, mais atrapalham que ajudam. Os puristas vão sentir falta da boa jogabilidade da série. Agora que você parece o Ichigo (referência à anime, check) e enfrenta todo mundo sozinho, enfrentar todo mundo ficou um saco.

É imensamente repetitivo do ponto de vista da variação do gameplay comum, o que você vai usar a maior parte do tempo. Principalmente porque a maioria das missões, especialmente side quests, é basicamente atravessar a cidade e matar aliens com onehitkills.

Ponto positivo: É divertido pra caralho. Sério, soa estranho depois de eu reclamar tanto mas, apesar de repetitivo, é muito divertido. E os poderes que você ganha depois são legais e, na sua maioria, bem bolados. Só acho que você podia ter uma progressão mais lenta no início, pra te forçar a usar um pouco dos carros e armas no início. Mas depois aparecem inimigos que te forçam a lutar diferente.

Não, sério. Por que raios eu faria outra coisa??

Não, sério. Por que raios eu faria outra coisa??

Já a história é clichê, mas claramente foi tanto de propósito quanto por preguiça. É que o jogo é mais uma grande paródia de produtos de cultura nerd que qualquer coisa. Sério, acho que eu nem saquei todas as referências, mas eu encontrei muitas. E elas são engraçadas. Muito engraçadas. Minha preferida foi o minigame mais foda que eu já joguei. Vale o jogo só pelo tanto que eu ri jogando Saints Row 4.

Bom, deixa eu finalizar essa bagaça. A verdade é que eu sou fanboy. A principal razão de eu ficar chateado foi o fato que, mais que um jogo não muito parecido com a franquia, esse jogo estaria perfeitamente bem se ele não tivesse Saints Row no título. É um jogo de super herói, que não ganhou quase nada por ser de uma de minhas séries favoritas. Troque os Saints por outros NPCs engraçados e pronto. Eu estaria de boa. Mas é sim um jogo repetitivo e doloroso de olhar com suas cores lindas em variantes de preto e vermelho…

Ainda assim, se eu soubesse como seria, compraria do mesmo jeito. É muito engraçado e, quando varia o gameplay, muito bom.

P.S.: Oh, antes que me esqueça.

scrubs

Essa merda ainda vai me dar um aneurisma

Pausei o jogo e fiquei uns 3 minutos falando palavras de baixo calão quando a missão Kill The Minions apareceu na tela. Mundo dos Games, por favor aprenda: Eu estou enfrentando um alien. Um alien pilotando um ROBÔ GIGANTE!! Se isso não é o bastante pra sua batalha de chefe ser épica, vai se fuder e ao invés de enchê-la de inimigos orelhas, desiste de ser game designer!

Anúncios

Sobre Ed Shemp

Mais um dos garotos perdidos que descobriu que o sentido da vida é um filme do Monty Python.
Esse post foi publicado em Reviews e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe seu comentário, dica, opinião não relacionada ou propaganda descarada aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s