J-View: Final Fantasy Type-0

FFT0-26Perdoe a piadinha infame mas: Final Fantasy Type: 0 É FANTASTICO! Ele consegue alcançar níveis que a franquia sempre tentou chegar mas acabava falhando. O jogo é longo e com um mundo muito amplo, então eu vou “tentar” ser breve nessa review (repare as aspas no “tentar”).

Epic

Game

FTW!

– O que é isso

FFT0-27Esse jogo começou a ser produzido para celulares do Japão, mas o time da square disse que não queria limitar o jogo, além de que queriam trabalhar em um aparelho popular nos EUA, isso facilitaria a localização…Ah! a ironia! Pois este jogo nunca pisou em solo americano e não existe planos para tira-lo do Japão. Uma pena, já que este titulo é um dos melhores da série, conseguindo se comparar à clássicos como Final Fantasy 6…Sim! Eu estou fazendo essa comparação!

– Estória

FFT0-01O jogo é mais um que se enquadra na “Fabula Nova Crystallis” que começou com Final Fantasy XIII, mas quer saber? Esquece isso! A trama desse jogo é tão bem contada que você não vai precisar consultar um dicionário pra entender cada terminologia. Tudo é passado para o jogador durante a trama através de eventos marcantes e significantes. Coisa que eu raramente via nos FF recentes!

FFT0-29

A estória se passa em um mundo chamado Orience. Cada uma das 4 nações neste mundo possui um cristal que concede muitos poderes para cada povo. Organizações chamadas Rubrums foram montadas em volta de cada cristal, cada uma controla o poder de seu cristal e mantendo o poder de seu pais com uma especialidade distinta. Suzaku – O pais defendido pelos protagonistas – se especializa em magias e está entrando em guerra com a nação cientifica de Byakko. Enquanto a Rubrum de Byakko é um exercito completo, a Rubrum de Suzaku é uma escola militar, ou seja, a maioria dos soldados ainda são muito jovens. A situação apenas piorou quando Byakko pois em uso o crystal jammer, uma arma que bloqueava as magias de Suzaku. Porém, quando os inimigos estavam se sentindo vitoriosos, um grupo misterioso vestindo mantos vermelho surgiu repentinamente. Por algum motivo eles ainda conseguiam usar magias, eles conseguiram recuperar a capital ao massacrarem facilmente os soldados de Byakko com habilidades muito avançadas para guerreiros de Suzaku normais. Eles são alunos da classe zero, um grupo que todos achavam só existir em lendas, os guerreiros mais poderosos do país e os únicos a usarem a cor vermelha em seu uniforme. O motivo? Porque eles não usam cristais como fonte de poder, a magia deles vem de algo mais poderoso: A alma de seus inimigos!

FFT0-28Badass não é?! Pois são com esses caras fodões que você vai jogar!

– Personagens

Eu adoro o design desse jogo! Nada aqui é desnecessariamente colorido ou marcado, evitando o constante problema de “sobrecarregamento” que a série costuma ter em seus designers atuais. O uniforme da classe zero é simples e tem apenas três cores de destaque: preto, branco e vermelho. Existe o dourado como complemento e, em alguns casos, não tem nem o vermelho. A maioria dos homens são loiros, facilitando a vista, já que você não vai estar olhando para um arco-íris quando eles estiverem juntos. Uma coisa muito impressionante é que, mesmo que todos usem uniformes, a silhueta deles são bem distintas. É difícil de acreditar que o character designer foi Tetsuya Nomura. Não que ele seja ruim, mas é que esses designer são tão “comportados” se comparados ao estilo atual dele!

– Ace

FFT0-30

O protagonista. Ele tinha uma grande amizade com um soldado chamado Izana, foi com ele que Ace aprendeu sobre o significado de uma família e o valor de uma amizade. Izana queria participar de grandes missões para deixar seu irmão caçula Machina orgulhoso e Ace o ajudou a ser convocado. Porém, Izana morreu durante a missão e Ace se sentiu responsável. Tudo piorou quando Machina se tornou membro da classe zero, criando vários conflitos internos. Ace ficou muito triste pois, depois de escutar muitas histórias de Izana, queria muito se torna amigo do Machina. É isso mesmo! Um protagonista de FF que não é fresco!

– Machina

FFT0-31

Irmão mais novo do falecido amigo de Ace, graças ao poder do cristal, ele se esqueceu de detalhes sobre seu irmão, mas a sensação de vazio ainda permanece nele. Ele se torna uma espécie de rival do Ace.

– Rem

FFT0-32

Amiga de infância de Machina e interesse amoroso dele. Ela sofre de uma doença que vai mata-la em poucos meses, mas antes de morrer ela ainda quer fazer o possível para acabar com a guerra.

– Kurasame

FFT0-33

É o comandante da classe zero. Ele é um veterano no campo de batalha e o ultimo sobevivente do grupo mais poderoso que já existiu na história de Suzaku: Os 4 reis sagrados. Ele prova que suas habilidades ainda são superiores à classe zero ao derrotar todos eles em sua chegada. Sua mascara esconde os ferimentos do incidente em que seus companheiros morreram. Até o Tonberry de estimação dele é fodão!

– Alessia

FFT0-34

Uma cientista genial que criou as técnicas usadas pela classe zero. Alessia criou eles desde criancinhas e os tratou como seus próprios filhos, o amor dela foi correspondido já que todos a chamam de “mãe” e a respeitam cegamente. Você normalmente esperaria que ela abusasse disso para obriga-los a fazer coisas horríveis e eventualmente traí-los, mas isso não acontece. Ela genuinamente os ama como uma mãe de verdade! Incrivel!

– Cid

FFT0-35

O líder das forças de Byakko, tomou controle do pais pela força e espera fazer o mesmo com o mundo. Seus atos escondem um objetivo ainda maior e mais sombrio que o controle mundial. Pela primeira vez na história de FF, Cid é o vilão principal. Ele já foi um vilão menor antes, mas aqui ele é o constante antagonista.

FFT0-39– Bem…Tem muito mais personagens importantes do que isso. Só a classe zero tem um personagem pra cada numero nas cartas de baralho! Mas eu prometi que iria tentar ser breve então eu resumo dizendo que todos conseguem a proeza de não me aborrecerem! Pelo menos um personagem do grupo principal em qualquer Final Fantasy atual me chateava muito, mas isso milagrosamente não aconteceu aqui! HURRAYA!

– Gameplay

FFT0-08FFT0-06

O jogo tem um estilo action RPG de ser. Quem jogou Crisis Core deve se sentir um pouco familiar com o sistema. Porém, neste jogo você controla várious personagens diferentes (quatorze pra ser mais exato). A jogabilidade é como se fosse um Zelda misturado com a câmera por cima dos ombros de Resident Evil 4. Existem batalhas aleatórias no mapa mundi mas, durante missões, cada área ira ter uma frota pré definida de inimigos para serem abatidos. Cada membro da classe zero possui um tipo de arma única e uma jogabilidade bem distinta. Você pode equipar dois ataques extras para cada personagem, esses podem ser ataques especiais com a arma ou magias. Durante certas missões, um personagem pode ser sacrificado em um ritual para fazer um invocação que você controla, é impossivel descrever a verdadeira empolgação de se controlar Odin, Ifrit ou Bahamut! Digamos que É DU KARALHO!

FFT0-09FFT0-10

Como explicado lá em cima, você vai dar uma de Shang Tsung roubando almas/Phantomas alheias para ganhar itens raros e recuperar MP, mas não é apenas isso! Use na hora certa e você ainda mata um inimigo de brinde! Isso porque o corpo que tem a alma extraída implode! Um sistema muito útil. Deixe os inimigos abatidos acumularem ao seu redor que você terá um campo minado! Existem múltiplas cidades e áreas especiais para se explorar, incluindo múltiplas cidades mas, elas não são muito grandes.

FFT0-12FFT0-11

Durante a locomoção entre cidades e dungeons. Existem muitas missões extras que te dão acesso a armas melhores, mas muitas ficam bem longe da Rubrum de Suzaku, porém, você pode montar em chocobos de armadura e evitar batalhas aleatórias ao melhor estilo clássico.

– Gráficos

FFT0-05FFT0-03

Desculpa Kojima, parece que você não conseguiu dessa vez pois os gráficos mais bonitos neste aparelho são os desse jogo! Bonitos demais pra parecerem de PSP, melhores que muitos gráficos de PS Vita. Se tem algo pra eu fazer nitpicking seria o lip syncing em algumas cenas, mas é só isso. Expressões, movimento de cabelos e roupas, gesticulações. Tudo é muito bonito e detalhado. Os cenários são imensos e dão uma sensação de profundidade.

FFT0-21FFT0-19

O gráfico em tempo real desse jogo é bonito o bastante pra ser CG de outros jogos! Mas é claro que Type-0 tem suas próprias CGs, um monte delas (assim como em todos os Final Fantasys), é por isso que FF Type-0 é um dos dois jogos em toda lista do PSP à ter sido dividido em dois UMDs (o outro foi Clannad, só pra constar).

FFT0-23FFT0-22

As CGs são lindas! Mas, o mais incrível é que a maioria delas nem foram feitas na engine oficial de vídeos cinematográficos da SquareEnix (A engine usada pra criar os filmes de Final Fantasy), Essa CGs meramente usam os mesmos modelos 3D do jogo normal em cenas pré-gravadas, a diferença é que esses modelos foram renderizados com mais detalhes do que no gameplay. Algo mais simples do que parece mas, pra alcançar tamanha qualidade, só sendo gráficos tão lindos quanto estes. Na cena final do jogo é quando você finalmente vê uma CG feita na engine dos filmes, e é ainda mais deslumbrante!

FFT0-24FFT0-25

Os eventos são cheios de momentos marcantes! Eu considero a invocação de Alexander algo pra ser comparado com a famosa cena da opera ou o fim do mundo de FF6. Não porque a CG tem uma qualidade maravilhosa (e tem mesmo) mas por causa de todo o contexto envolvido na cena. É muita expectativa, sofrimento, esperança, ódio e mais! Tudo em uma única cena. E o final é muito satisfatório. Assim como todas as cenas desse jogo!

 – Sons

FFT0-36FFT0-37

Zero, A musica tema do jogo, é feita pela banda Bump of Chicken e completamente destrona FF8 da posição de melhor abertura da franquia, não pelo fator de “cenas que são Fuck Yeah!” mas sim pelo fator emocional. Uma musica calma e triste que te faz entender as consequências que uma guerra traz. Se encaixa perfeitamente neste jogo. Mas não acaba ai: Ace também canta essa musica em várias cenas do jogo. Alessia ensinou a musica pra ele, e Ace sempre canta para seus amigos quando eles estão muito tristes ou assustados com as batalhas, mas Alessia só ensinou o primeiro verso porque o resto da letra podia magoa-los ou dar falças esperanças para eles. E, por sinal, Ace canta MUITO bem! Obrigado Kaji Yuuki! Você é demais!

Falando nisso, o resto do elenco também é ótimo! A SquareEnix não economizou e contratou um monte de dubladores famosos pra fazer até mesmo os papeis pequenos! E vozes são mesmo necessárias para papeis pequenos já que TODAS AS CENAS DO JOGO SÃO DUBLADAS! Perfeito! É assim que sempre tem que ser!

As musicas do jogo são umas das melhores dos Final Fantasys atuais, compostas por Ishimoto Takeharu, que não trabalha na série principal, só em spin-offs como Dissidia e Crisis Core (Que também tem trilhas ótimas), isso explica tudo! A maioria das músicas são novas, como a musica orquestral tema da classe zero (que é simplesmente épica), mas existem homenagens à série clássico com a musica tema do FF1 usado na Rubrum de Suzaku, a musica do Chocobo no mapa mundi, e eu acho que ouvi a musica de batalha do FF1 sendo usada na luta contra o Gilgamesh, a musica é boa de qualquer jeito!

– Campanha

FFT0-38Junte-se aos fãs de FF que estão pedindo por um relançamento e localização de Type-0 em HD para o PS3! Eu também adoraria ver isso acontecer! Mas estou muito mais interessado em ver uma continuação desse jogo, ou ao menos da formula. Escuta bem SquareEnix: Eu sei que vocês já registraram o Type-1, Type-2 e o Type-3 na patente, façam esses jogos! POR FAVOR! Não deixem essas trademarks morrerem como as continuações de Chrono!

Anúncios

Sobre Benedict

A ovelha negra. Perdeu sua alma quando resolveu seguir o caminho do mal e unir forças com os jogos nipponicos. Durante um ataque dos EUA, por pouco escapou de se tornar um FPS, porém, um de seus olhos foi permanentemente transformado em uma mira laser.
Esse post foi publicado em J-View, Reviews e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe seu comentário, dica, opinião não relacionada ou propaganda descarada aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s