VGA 2011

O canal americano Spike TV apresenta anualmente uma premiação chamada Video Game Awards, ou VGA, que premia jogos eletrônicos (duh) e é considerada por muitos o oscar gamer. Bem, resolvi dar minha opinião pessoal sobre alguns dos premiados para você leitor. Tenha em mente que minha opinião nem sempre é melhor que a dos jurados (as vezes é a mesma), e que não pretendo mudar a de ninguém.

Em primeiro lugar, os vencedores óbvios:

Prêmio Mel na Chupeta

Batman: Arkham City como melhor adaptação para games (menção honrosa ao ótimo Back to the Future: The Game) e melhor jogo de ação, The Legend of Zelda: Skyward Sword como melhor jogo de sensor de movimento e Super Mario 3D Land melhor jogo portátil.

Jogo Mais Antecipado:

Indicados: BioShock: Infinite, Diablo III, Halo 4, The Last Guardian e o vencedor, Mass Effect 3.

OK, é meu ódio irracional falando, mas eu particularmente não espero nada de Mass Effect 3. Na verdade, o único jogo da lista que eu tenho menos espectativa que ME3 é Halo 4, mas Halo eu talvez até jogue.

Os outros três certamente estão na minha listinha de espera, e, dentre os nomeados, meu favorito seria The Last Guardian. Pena que com as últimas novidades o jogo parece que ainda deve ser adiado por um tempo…

Melhor DLC:

Indicados: Fallout: New Vegas – Old World Blues, Mass Effect 2 – Arrival, Mortal Kombat – Freddy Krueger e o melhor Portal 2: Peer Review.

Mortal Kombat? Sério? Não vou falar mal do jogo, mas um DLC de UM personagem, baseado em um filme que foi uma bosta (o novo Teddy Krueger)… Acho que o Arcade Edition de Street Fighter 4 merecia mais, caso um fighting game fosse para ser escolhido.

Mas, nessa categoria, tendo em vista apenas os indicados, eu ficaria com Portal 2 também.

Melhor Performance/Dublagem:

Indicadas: Claudia Black como Chloe Frazer e Emily Rose como Elena Fisher, Uncharted 3: Drake’s Deception; Tara Strong como Harley Quinn, Batman: Arkham City; e, a eleita, Ellen McLain como GLaDOS, Portal 2.

Uma boa lista, talvez melhor com uma boa dose de Triss Merigold. Qualquer coisa fica melhor com senhorita Merigold. Definitivamente concordo com a escolha final.

Sim, isso é sério, capa da Playboy

Indicados: J.K. Simmons as Cave Johnson, Portal 2, Mark Hamill as The Joker, Batman: Arkham City, Nolan North as Nathan Drake, Uncharted 3: Drake’s Deception e, o vencedor, Stephen Merchant as Wheatley, Portal 2.

Ok, o Wheatley é ótimo, mas eu ainda acho que Mark Hamill devia ter ganho. O Coringa foi a melhor dublagem de jogo que ouvi em anos.

Melhores Gráficos:

Indicados: Batman: Arkham City, L.A. NoireRAGEUncharted 3: Drake’s Deception, o eleito.
Tudo bem Uncharted ganhar, o jogo é bonito mesmo. Novamente, acho que Witcher 2 podia entrar na lista, mas o pior aqui é… RAGE? Cara, eu não colocaria para concorrer como melhor gráfico um jogo cheio de glitches gráficos…

Melhor Jogo de Luta:

Indicados: Mortal Kombat derrotou The King of Fighters XIII, Marvel vs. Capcom 3 e WWE All Stars.

Faço questão aqui de falar sobre esse prêmio. Eu nunca gostei de Mortal Kombat, mas o prêmio não foi injusto caso Street Fighter 4 Arcade Edition não conte como fighting game e sim como DLC, mas aí ele deveria estar na lista de DLC. Acho que eles simplesmente decidiram ignorar o jogo ao invés de decidir. De qualquer forma, por mais que eu não goste, MK mereceu chutar a bunda de MvsC e KOF 13.

Mortal Kombat ganha na disputa de filmes também

Melhor Multiplayer:

Indicados: Portal 2 ganhou de Call of Duty: Modern Warfare 3, Gears of War 3 e Battlefield 3 (!!!).

Uau, nada mal Valve, nada mal mesmo. Achei que Battlefield estaria no melzinho, mas, para minha alegria, Portal 2 levou mais um.

Melhor Shooter:

RAAAAAAAAAGEEEEEEEEE

 

Indicados: Battlefield 3, Gears of War 3 e RAGE (PQP, fala sério, Rage de novo? Vê o video lá em cima) perderam para Call of Duty: Modern Warfare 3.

Essa foi uma das categoria mais escrotas pra mim. CoD não é ruim, mas não o melhor. E acho que deu pra notar que eu não sou muito fã do mega-genérico RAGE, a fusão de FallOut com Borderlands (desde que você tire tudo que tornava ambos jogos únicos e interessantes).

Melhor RPG:

Indicados: Venceu The Elder Scrolls V: Skyrim, contra Dark Souls, Deus Ex: Human Revolution e Witch… QUE? Dragon Age II??

Só pode ser brincadeira. Skyrim vencer não me espanta (embora eu não concorde), mas Deus Ex é shooter. Como assim RPG? E… Dragon Age? DRAGON AGE?? Não Witcher 2, mas Dragon Age. Ok, isso não merece nem uma imagem engraçada pra mostrar minha indignação.

Game of the Year:

Não foi Uncharted 3: Drake’s Deception, nem Batman: Arkham City, muito menos The Legend of Zelda: Skyward Sword, ou Portal 2 (minha escolha dentro dos indicados).

Deixa eu mostrar algo antes:

Melhor jogo de PS3: Uncharted 3: Drake’s Deception.

Melhor jogo de XBOX 360: Batman: Arkham City.

Melhor jogo de WII: The Legend of Zelda: Skyward Sword.

Melhor jogo de PC: Portal 2.

Ok, todos ótimos jogos. Só note que eu disse antes que não seria nenhum deles, eles foram os indicados a jogo do ano que perderam…

O jogo do ano no VGA da Spike é The Elder Scrolls V: Skyrim. Skyrim é sim um bom jogo, com grande sucesso de público e crítica, não me espanta o resultado em si. Mas alguém me explica como um jogo que foi indicado a melhor trailer, venceu melhor RPG e fez a Bethesda ganhar o estúdio do ano, mas não foi sequer indicado a nenhum outro prêmio, nenhuma indicação a melhor das três plataformas onde foi lançado, COMO SKYRIM GANHOU JOGO DO ANO?

Tem alguma regra que o impede de concorrer a melhor jogo de PC porque ganhou jogo do ano? Note que, considerando que a Bethesda ganhou como estudio porque Skyrim foi melhor jogo, pode-se dizer que Skyrim ganhou melhor RPG e isso o credenciou a melhor jogo.

Pra explicar onde quero chegar, saca o placar sem os trailers, jogo do ano e melhor estúdio:

Portal 2: Melhor jogo de PC, melhor dublador e dubladora, melhor multiplayer, melhor DLC , 6 indicações sem vitória.

Batman: Arkham City: Melhor jogo de XBOX, personagem do ano (merecidamente o Coringa), melhor jogo de ação, melhor jogo adaptado, 4 indicações sem vitória.

Uncharted 3: Drake’s Deception: Melhor gráfico e melhor jogo de PS3, 5 indicações sem vitória.

The Legend of Zelda: Skyward Sword: Melhor jogo de WII, melhor jogo com sensor de movimento, 1 indicação sem vitória.

The Elder Scrolls V: Skyrim: Melhor RPG, nenhuma indicação sem vitória.

Não estou dizendo que para mim Portal 2 foi o jogo do ano, mas por que não foi para o VGA? Eu entenderia se fossem premiações inúteis, mas ele foi o melhor jogo na plataforma que tem a melhor versão de Skyrim. Se Skyrim ao menos fosse indicado nas plataformas em que saiu (o que devia ser) faria sentido ganhar pela média, mas assim ficou muito bizarro.

Realmente, é o oscar do video game…

 

P.S.: Tenho que reconhecer, a maioria dos candidatos mereceu sua indicação, e Zelda mereceu ser o primeiro jogo no Hall da Fama do VGA, eu não lembro nenhuma indicação mais merecida aqui.

Sobre Ed Shemp

Mais um dos garotos perdidos que descobriu que o sentido da vida é um filme do Monty Python.
Esse post foi publicado em Opinião Polêmica da Discórdia e marcado , , . Guardar link permanente.

4 respostas para VGA 2011

  1. Maximus Decimus disse:

    Meus dois cents:

    Skyrim é o Jogo do Ano mesmo sem ser o melhor jogo de PC do ano por uma simples razão, que acho totalmente válida: Acho que desde os tempos de “The Cake is a Lie” que eu não via um jogo de Videogame dominar totalmente a internet inteira! Qualquer lugar que se vá, só se fala de Skyrim, seja penny arcade, seja joystick, em todo canto! Por exemplo, fiz uma consulta por skyrim na escapistmagazine.com para ver como ele se saia, e vi que tem mais news, criticas e colunas sobre ele lá do que Portal 2, que saiu a muito mais tempo. Sendo que CONTINUAM falando sobre Skyrim. Sério, eu mesmo ainda não joguei e já não aguento mais ouvir falar dessa porra

    Sem contar nos Memes… Se você for ver, toda hora no 9gag aparece alguma piada nova de Skyrim, seja FUH ROS DA, seja arrow to the knee, seja o namorado que não larga o jogo por sexo,

    http://knowyourmeme.com/forums/meme-research/topics/12082-skyrim

    Por isso digo: Skyrim pode até não ser o melhor jogo, mas o jogo do ano com certeza é.

    • Ed Shemp disse:

      Ok, novamente, eu entendo que seja. Meu problema é outro, por que não indicá-lo a praticamente prêmio nenhum? Um jogo tão dominante pode mesmo não ter nada de melhor que os outros? Eu disse, acho normal perder em categrias e ganhar na média, mas não ser nem indicado em praticamente nada? Algo de estranho tem que ter.

  2. Jacksal disse:

    Cara, a bem da verdade, ninguém leva muito a sério essa premiação, porque ela é feita por canal meio idiota, na linha do FX daqui do brasil, que só tem UFC, corrida e mulher.

    O Oscar ainda está melhor no sentido de que geralmente dão o prêmio e indicações de melhor filme para filmes que não tem tanto destaque na mídia e muitos filmes que ganham (mesmo que não sejam bons) acabam passando nos cinemas do mundo pq ganharam o oscar, exemplo do ano passado: cisne negro, 127 horas e o Discurso do Rei.

    Já o VGA é uma publicidade desnecessária pra jogos que nem de publicidade precisam mais (afinal, skyrim vendeu quase tanto quanto call of duty) e como show, é uma merda, as piadas não funcionam e as pessoas que apresentam e fazem o programa provavelmente não entendem nada de games.

    No final das contas, nenhuma premiação premia quem merece, e sim quem paga mais pra aparecer, infelizmente a realidade é essa.

    • Ed Shemp disse:

      Bem, na verdade… é, eu concordo. Mas a vontade de um dia achar uma premiação legal sobre games na tv permanece.

      Por sinal, a outra premiação que vi deles esse ano, o Scream Awards, foi a mesma bosta. Pra ter idéia, Nicholas “johnny” Cage foi premiado como o maverick do cinema… Todos sabem que o Maverick do cinema é o Mel Gibson! (sim, essa piada foi de velho e sem graça)

      Mas a verdade é que eu sei a resposta da grande pergunta, Skyrim foi jogo do ano e quase nada mais porque assim teremos mais jogos com aquele famigerado selo “Game of the Year Version” na capa. E eu, burro, ainda compro esses negócios…

Deixe seu comentário, dica, opinião não relacionada ou propaganda descarada aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s