Não, você não é um gênio. [Opinião Polêmica da Discordia]

genius_div619 Estava eu aqui na santa paz trabalhando quando um amigo me passa um link de um joguinho online chamado You’re a genius.

O jogo é bem bobo, sobre basicamente desviar de formas que quicam pela tela sempre no mesmo ângulo usando o mouse, e pode servir de distração por alguns breves minutos. Basicamente um jogo que um programador iniciante levaria umas 2 horas para fazer, e um experiente uns 20 minutos no máximo. Mas não é sobre ele que eu quero falar. Quero falar sobre essa mania de chamar qualquer pequeno achievement de gênio.

Se você conhecer o mínimo sobre distribuições de dados (e se você é um “gênio”, óbvio que você sabe), você sabe que a maioria dos valores nas distribuições mais comuns é mais próximo da média do que outliers (isto é, valores bem acima da média). Trocando em miúdos para você que é burro: Se todo mundo é inteligentão, na verdade ninguém é “gênio”, pois todos tem um nível similar de inteligência. O gênio, por definição, é o cara que tem uma inteligência muito acima da média. Se tudo é genial, na verdade nada é genial, e a palavra perde o sentido.

Na verdade eles não são gênios, já que qualquer adolescente retardado consegue fazer o mesmo que eles, com a vantagem de não serem bebês inúteis e frágeis.

Na verdade eles não são gênios, já que qualquer adolescente retardado consegue fazer o mesmo que eles, com a vantagem de não ser um bebê inútil e frágil.

Isto leva a uma coisa que me incomoda muito nessas so-called novas gerações (sim, estou falando de você): As hipérboles exageradas para coisas triviais. Exemplo prático: qualquer imagem do tipo “se você viu isso/jogou isso/brincou disso, parabéns, você é foda/teve uma infância foda”. Desculpe destruir seus sonhos, mas você não é foda por ter assistido Pokemon ou jogado Resident Evil 1. Até o menino retardadinho do bairro que nunca entendia como funcionavam as maçanetas das portas fez isso, e ele definitivamente não era foda (não no bom sentido).

Imagem não relacionada.

Imagem não relacionada.

Isso se exacerba no You’re a genius, pois nesse jogo em específico você não precisa de nenhum tipo de habilidade cerebral, só de reflexos bons e habilidade com o mouse. Quem já jogou qualquer danmaku/bullet hell shooter como Ikaruga, Touhou ou Jamestown tem os reflexos necessários para este tipo de coisa.

Mesmo a habilidade em jogos mais “cerebrais”, como o hit recente 2048 (com John Cusack) e seu antecessor muito melhor e menos famoso, Threes, não é uma confirmação de genialidade. Estes tipos de jogos são baseados em um único algoritmo que você deve aprender para resolvê-lo, de forma similar ao que acontece com os cubos de Rubik. E ao contrário do que Hollywood quer que você pense, saber resolver um cubo de Rubik não é sinal de genialidade porra nenhuma, tanto que o que mais existe na net é video de gente resolvendo com os pés, ou enquanto joga Guitar Hero.

Finalizando, não tenho nada contra os referidos jogos, mas, mesmo que você seja muito bom neles, baixa essa tua bola aí que isso não quer dizer nada.

PS: Na verdade meu objetivo com esse post foi, além do rant, fazer a produtividade de vocês cair também jogando essas merdas.

PS2: Se for jogar um 2048, recomendo o 2048 Doge, pela psicodelia e dificuldade ligeiramente maior.

Anúncios

Sobre Maximus Decimus

Um carinha do barulho que vai armar altas confusões que até deus duvida nesse site que é um estouro.
Esse post foi publicado em Opinião Polêmica da Discórdia. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Não, você não é um gênio. [Opinião Polêmica da Discordia]

  1. Ed Shemp disse:

    Eu não sou um gênio?? NÃOOOOOOOOOOOO
    (brincadeira, eu já sabia ; p)

Deixe seu comentário, dica, opinião não relacionada ou propaganda descarada aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s