Harvest Moon: A New Beginning

O sol raiou e eu já acordava do meu sono. ”Mais um dia de trabalho duro pela frente”, pensei enquanto organizava o equipamento que precisaria para o dia. Cheguei ao celeiro e, como de costume, fui recebido animadamente por todos os animais. Ao terminar de cuidar deles e regar minhas plantações segui para o Vilarejo do Eco para fazer compras e visitar algumas pessoas. As coisas tem mudado bastante por aqui. Quando cheguei haviam poucos habitantes, mas com o passar do tempo vários novos rostos surgiram. Eu também havia mudado. A um mês atrás não pensaria que seria capaz de viver desta maneira.

Harvest Panda ANB

Um começo, de fato.

Não é fácil para mim falar sobre a série Harvest Moon. A verdade é que nunca liguei muito para ela. Não a achava ruim, apenas não conseguia me sentir atraído pela premissa de cuidar de uma fazenda. Em mais de uma ocasião tive a oportunidade de jogar algum HM, mas desisti após os primeiros 10 minutos. O que me fez dar uma nova chance à franquia?

Jew Wario e Peanut Butter Gamer são dois video reviewers que eu acompanho e ambos fizeram videos falando sobre Harvest Moon (Harvest Moon GB para Game Boy e Harvest Moon: Animal Parade para Wii, respectivamente). Quando você fala sobre um jogo que você gosta para os outros talvez o mais difícil seja passar toda a sua paixão por aqueles pixels. Assim, quando alguém consegue me passar isso, eu sinto vontade de ao menos dar uma chance ao título ou série. Assim, tendo 3DS como meu único video-game atual, comecei minha jornada (?) em Harvest Moon: A New Beginning.

”Farmando” de verdade.

Em ANB, você é um(a) jovem que acaba de chegar em Echo Village, que está passando por um momento difícil. Quase não há moradores na cidadezinha, e alguns dos poucos estão se mudando por não conseguirem se manter em um lugar com tão pouco movimento. Tendo sido mandado por seus pais aos cuidados de Dunhill, o prefeito da cidade, você começa sua vida de fazendeiro e logo é encarregado de ajudar na restauração da Echo Village, para torna-la um lugar feliz e próspero novamente.

HMANB1

Quer saber? Posso me virar sozinho, não preciso que cuidem de mim…

Sua vida à sua maneira.

Isso não deve ser novidade para os que já são fãs da série, mas, apesar da premissa, você pode muito bem viver sua vida no jogo da forma que preferir. Suas plantações não são a única forma de ganhar dinheiro. Há também animais que você pode criar ou você pode simplesmente ter como fonte de renda principal a venda de insetos e plantas encontradas nas áreas do rio, montanha e floresta que se encontram ao redor de Echo. Eu, por exemplo, me dedico mais à criação de animais, os quais decidi dar nomes baseados em tipos de comida (chocolates para vacas, salgadinhos para galinhas, doces para ovelhas, etc).

Sendo gordo com orgulho.

Sendo gordo com orgulho.

É claro que para se ter mais opções (plantações, animais, roupas ou até móveis diferentes) no jogo é aconselhável que você ajude a restaurar a cidade para que mais pessoas se mudem pra lá. Para que isso aconteça você deve enfeitar sua cidade e construir novas casas, o que se faz utilizando blueprints que você compra em uma loja que surge nas primeiras horas de jogo e materiais que você deve recolher, como pedras e madeira.

Com a chegada de novos habitantes você habilita novas lojas. Além disso você também terá a  ajuda dos irmãos fada Aaron e Alice, que escondem tablaturas musicais nas casas de novos residentes que, se encontradas e tocadas (em troncos de árvores coloridos, com um martelo) lhe darão acesso à áreas novas.

Solo de bateria! #Referência #Doug

Solo de bateria! #Referência #Doug

Nem tudo são flores

ANB não é perfeito e tem problemas, mas pra mim o único que realmente incomoda (e incomoda MESMO!) são as cutscenes.

HMANB4

O jogo possui algumas cutscenes de eventos que se repetem várias, várias e várias vezes. Por exemplo, Neil, o vendedor de animais, sempre que abre ou fecha sua loja enquanto o jogador está por perto nos presenteia com uma cena de cerca de um minuto… sempre… SEMPRE!!! E NÃO TEM SKIP!

Uma maneira de se evitar isso é tendo certeza de não passar por perto quando estes eventos acontecem, oque para minha sorte casou com minha programação do dia-a-dia. Como falei, é uma falha realmente incômoda, mas que pelo menos pode ser contornada.

No mais, acho que posso reclamar um pouco do tutorial um tanto extenso, mas que ao menos explica bem as mecânicas do jogo, e também sobre o modo de edição da cidade. Apesar de ser divertido ver seu personagem erguendo casas como se fosse o Incrível Hulk, teria sido melhor uma visão aérea quando você está tentando arrumar a cidade.

Quero ver seu Deus da Guerra fazer isso.

Quero ver seu Deus da Guerra fazer isso.

Apesar dos pesares.

Mesmo com seus defeitos, Harvest Moon: A New Beginning é divertido e, acima de tudo, viciante. Não é para todos, disso não tenha dúvidas. Jogadores mais ansiosos por combates ou ação não terão nada o que lhes agrade aqui.

Já para aqueles que procuram um jogo mais calmo, além do que foi já descrito você pode participar de festivais, editar (ainda que pouco) seu personagem, criar um jardim para que as pessoas visitem todo mês, começar um relacionamento íntimo com um dos NPCs… enfim, para um jogo que não tem um grande objetivo, há bastante o que se fazer nesse mundo.

Você também pode levar um fora, assim como na vida real 8D

Você também pode levar um fora, assim como na vida real.

Por mais que eu adore violência e gore em mídias de entretenimento, é bom ver que ainda consigo me divertir com algo que não envolva atirar em /cortar /trespassar /atropelar / descer a porrada em outras pessoas.

Anúncios

Sobre General do Panda

Sou um General do Panda, Nunca Viu?
Esse post foi publicado em Reviews. Bookmark o link permanente.

Deixe seu comentário, dica, opinião não relacionada ou propaganda descarada aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s