Top 10 Aberturas Playstation

Cara, faz tempo que não sai um top 10. Então vamos reavivar essa categoria com um post daqueles que (quase) ninguém deve concordar comigo. É bom esclarecer que essa lista é do EdShemp, e só dele. Não reflete a opinião do pessoal do EmOutroCastelo toda e não precisa refletir a sua, mas se você quiser comentar as diferenças, eu agradeço. Se você achar uma versão melhor no youtube, avisa nos comentários também, que eu atualizo e te faço um joinha!

Apenas uma abertura por franquia. Assim fica mais sortida a lista, e quase não ia mudar mesmo…

Último detalhe: Caso você não saiba ainda, eu gosto de animes.

10 – Soul Edge

Ok, talvez você esteja pensando “Que CG escrota!”, mas pra quem está beirando (ou passando) três décadas de vida, viveu em uma época que essa animação era “the shit”. Esse jogo é de 1996, ele é mais velho que Final Fantasy 7!

E a abertura é muito bem montada para um Fighting Game. Ela mostra os personagens em seu dia-a-dia, ou fazendo coisas fodonas, ou (obviamente) lutando. Tem uma música que combina com as cenas e faz um bom trabalho em deixar o jogador empolgado para espancar uns oponentes até a morte! Só não sei por que a Sophitia toma banho de roupa nos Steites…

9 -Final Fantasy 8

Esse jogo é uma bosta. Não faço segredo algum que não suporto Final Fantasy 8. Mas é incrível a capacidade da Square de fazer aberturas fodas pra seus jogos ruins!

A abertura passa tudo aquilo que a Square prometeu para o oitavo capítulo da série. É bonita, empolgante e épica! Quem não conhece o jogo real, acredita mesmo que a Rinoa é legal e carismática. Acredita até que lutas de Gunblade são dukaraio! E a Gunblade é a arma mais ridícula já concebida pela mente de um golfinho!

Cara, Nobuo Uematsu é demais!

8 – Rockman 8

Houve uma época em que a Capcom gostava do Robosmurf. Megaman 8 foi um dos meus jogos favoritos na série. E essa abertura é daquelas que te lembra exatamente porque você gosta da franquia que vai jogar agora. Tem vários dos vilões lendários de Megaman, tem o Rush em uma cena de YuYuHakusho, tem o Bass (Forte). Cole uma foto do Zero no canto do seu monitor e você terá tudo que poderia pedir da Capcom.

Originalmente eu iria colocar a abertura do X4 na lista, mas o Benedict me chamou a atenção pro fato que apesar de ter cenas e música legais, a abertura do X4 parece desalinhada, não combina bem. E ele tem razão. Por mais que seja uma boa abertura, notando esse fato, não é melhor que a do Mega(Rock)man 8 não.

7 – Breath of Fire 4

Breath of Fire sumariza bem minha relação com a Capcom. Eu amo essa série, e a odeio por ter desaparecido.

A abertura de Breath of Fire 4 é difícil de explicar. Ela tem efeitos sonoros que atrapalham, mas por uma razão desconhecida, não me incomodam. Ela tem uma música que não me empolga, mas combina com o jogo, me deixa no clima para jogar um bom JRPG. É dificil de entender e meio spoiler pra quem ainda não jogou. Mas depois que você zera BoF4, ela cresce absurdamente em apreciação. Toda vez que vejo esse video, lembro o quanto eu gostei desse game, e fico com vontade de jogar de novo.

A única coisa que me irrita profundamente é o trabalho de voz. Porra, com um trabalho de voz bom desse na abertura, os caras me lançam um jogo mudo… Esse jogo merece um remake com vozes. E o Ryu merecia estar no Marvel vs Capcom 3. Ou o Cray. Ou o Scias. Ou a Ursula. O Fou-Lu não, ele é bom demais pra MvsC3.

6 – Wild Arms

Aberturas devem te fazer querer jogar o jogo. Já falei isso antes, e repito aqui por uma boa razão. Esse video faz isso com maestria, em se tratando de um Western JRPG.

Vemos alguns dos poderes dos personagens. Vemos algumas de suas caracteristicas únicas. Vemos a determinação do protagonista e a maneira como a presença de seus amigos o ajudam a superar os desafios de uma região desértica inóspita. Traços típicos de um bom JRPG.

Mas é a música que rouba a atenção. Bangbang não tem como errar se basear sua música no velho estilo Ennio Morricone. Sinto a maior vontade de jogar um jogo com o Clint de protagonista quando essa música toca. Dizem que a música do Guile vai bem com tudo. Bem, com Western eu sou mais Morricone mesmo…

5 – Grandia

Todo gamer hardcore tem um jogo que mudou a maneira como ele vê Videogame. Que fez ele parar de contar qual level ele chega em River Raid ou quantas fichas tira em KOF, e se preocupar com estória, personagens, cenário, etc. Bem, pra mim, esse jogo foi Grandia. Tanto que eu me esforcei para entender o enredo em quase 100 horas de jogo, em japonês. E eu ainda nem tinha começado a estudar japonês.

Vou admitir que minha escolha aqui pode ser parcial, mas a abertuda de Grandia me passa uma visão de build up, mostrando uma população em seu ápice sendo destruida por uma força desconhecida. Isso ao som de uma música que dá um quê épico. Não sei se é preciso gostar de Grandia como eu gosto pra apreciar essa abertura, mas eu certamente aprecio.

4 – Psychic Force

Resumirei a parte sonora dessa abertura com duas palavras: Hironobu Kageyama. Pros hereges que não o conhecem, é o rei da Atsui Music, o Cara do Sparkling.

A animação é foda. Os personagens são legais e fazem cenas empolgantes, perfeitas para um jogo de luta. Tudo é tão foda nessa abertura que quando eu e o Benedict criamos nosso cenário de RPG, baseamos vários persongens nela. (Ou fui só eu que fiz isso… sei lá, faz tanto tempo)

Aliás, quando falei que a lista mudaria pouco se fosse adicionar mais de uma abertura da mesma franquia, estava falando dessa.

3 – Tales of Destiny

Se aberturas devem fazer o jogador querer jogar um jogo, essa aqui me fez entrar de cabeça no que é, ainda hoje, uma de minhas séries de jogos preferidas. Tales of é uma franquia foda, e reconhecida dentre os fãs por suas aberturas em estilo anime de altíssima qualidade. Tales of Destiny tem minha abertura preferida na série.

Gosto de tudo. A música é agradável de ouvir e cria um ótimo build up durante a bertura. As cenas são muito bem feitas, tanto na beleza quanto na criatividade. Os personagens chamam atenção e os eventos criam curiosidade. Sério, eu simplesmente não consigo achar nada pra reclamar dessa abertura.

2 – Rival Schools

Ore wa kaete miseru sa…

Preparar pulmão
Itsumade mo atsui kodou!!
Namida no imi wo wasurenai!!

Por que raios a Capcom odeia tudo que ela faz e eu gosto?… CARALHO!!

Melhor abertura de Fighting Games do console, para o melhor Fighting Game do console, sem dúvida.(pra mim)

1 – Chrono Cross

O que diabos há com a Square e suas melhores aberturas nos seus piores jogos? Esse jogo foi uma das maiores decepções da minha “carreira” de gamer. Eu vi lá na prateleira a continuação de CHRONO TRÁIGER!! Cacildis!! Pedi pro vendedor me mostrar se o CD tava funcionando, e ele botou essa abertura. NERDGASM!! “Esse vai ser o melhor jogo que jogarei na vida!” pensei eu, inocentemente. Nada podia me preparar para esse jogo. Como diria Akuma, “palavras não são o suficiente para expressar o que sinto nesse momento”. (ou “…”)

Mas a abertura é fantástica. Nada do que eu me decepcionei com o jogo foi o bastante para eu parar de amar essa abertura. Tanto que quando me livrei de meu Chrono Cross (via janela), mantive o primeiro CD só pra assistir essa CG. Sério Square, vocês mataram uma de suas melhores franquias com esse jogo, mas essa abertura me faz perdoar vocês completamentel.

Anúncios

Sobre Ed Shemp

Mais um dos garotos perdidos que descobriu que o sentido da vida é um filme do Monty Python.
Esse post foi publicado em TOP10 e marcado , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Top 10 Aberturas Playstation

  1. Lista foda, especialmente o top5.

    Eu tinha me esquecido completamente da abertura de Tales of Destiny, que eu achava MUITO FODA na época.

    Talvez eu tirasse a abertura de Breath 4 e colocasse no lugar uma abertura que foge um pouco do resto da lista (composta majoritariamente por aberturas estilo clip musical), e colocaria a abertura de Resident Evil 2, que ainda hoje está muito legal (e tem +10 de coolness por ter o zumbi motorista de caminhão)

    Botaria também a abertura de Valkirie Profile (How Nostalgic), que é um jogo que mora no meu coração.

    E acho que já estava na hora mesmo da gente mostrar nosso amor por Rival Schools, um dos melhores jogos de luta e com certeza o que eu gastei mais tempo jogando (maldito modo de criar personagens).

    E finalmente, parabéns ao Yasunori Mitsuda por ser foda. Inclusive, acho Chrono Cross A MELHOR trilha sonora de TODOS OS JOGOS DE VIDEOGAME da história (talvez o Lost Odissey possa concorrer). A musica de mapa do another world também é fantástica (as vezes eu ficava sem fazer nada no mapa só para ouvir a música):

    Sem falar nesta aqui:

    Pena que o jogo é uma merda, e toda vez que eu tentei zerar eu ficava de saco cheio lá pelo meio do segundo cd.

    • Ed Shemp disse:

      O que posso fazer, me gusta aberturas estilo clipe musical. : )
      Pois é, Lost Odissey tem mesmo uma trilha sonora muito boa. E é, no geral, um jogo que eu gosto bem mais que o pobre Chrono Cross. E como eu queria ter gostado de Chrono Cross…

  2. mmc002 disse:

    Caraca, até que enfim alguém daqui do Amazonas pra concordar comigo que Final Fantasy VIII é uma BOSTA!!
    Muito bom post!! Parabéns!

Deixe seu comentário, dica, opinião não relacionada ou propaganda descarada aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s